segunda-feira, 23 de setembro de 2013

0

O PRECIOSO DEVER DE ORAR

A bíblia encontra-se repleta de textos sobre a oração, o seu poder e os seus resultados no meio do povo de Deus. Rapidamente vêm em nossa mente as palavras de Cristo nos ensinando a orar no sermão do monte (Mt 6:9-13). Também nos recordamos que os cristãos primitivos perseveravam unanimemente em orações e súplicas (Atos 1:14) e que é nosso dever orar sem cessar(1 Ts 5:17). Que a oração do justo pode muito em seus efeitos (Tg 5:16b). Sabemos ainda que a oração era realizada por Cristo Jesus frequentemente, pois isto lhe era essencial como homem aqui na terra. Observamos a oração na vida de Daniel e rapidamente ficamos maravilhados com a qualidade de vida que ele possuía. Notamos que a oração é característica de grandes homens de Deus e que através dela nos aproximamos a cada dia do Pai.

Gostaria apenas que refletíssemos rapidamente em três pontos que me falaram ao coração quando meditava sobre a oração.

1 – O que estamos pedindo?

Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”
Tiago 4:2-3

Este trecho das escrituras nos impacta, pois quando paramos para refletir observamos que muitas vezes pedimos para nossos próprios interesses. Que do contrário, possamos orar ao Pai para que a vontade dEle seja feita em nossas vidas. Que os Seus interesses sejam implantados em nós. Que os nossos pedidos possam louvá-Lo e exaltá-Lo.

2 – Perseverar em oração!

“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?”
Lucas 18:1-7

“Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe; Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar; Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.”
Lucas 11:5-8

Muito interessante que ambos os textos acima, expressam um chamamento de Cristo a oração. Em outras palavras Ele diz: Insistam! Insistam! A viúva insistiu e um juiz, mesmo sendo injusto, atendeu ao seu pedido. Da mesma forma um amigo em sua insistência, mesmo tendo em sua frente à porta já fechada e ouvindo a voz vinda de dentro da casa dizendo que não dava mais para levantar-se e lhe ajudar, insistiu, e desta forma conseguiu o que precisava. Então Jesus conclui dizendo:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.”
Lucas 11:9-10

3 – Façamos com fé

“Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.”
Marcos 11:24

Que possamos fazê-la com fé, sem a qual é impossível agradar a Deus.

Que possamos refletir sobre tudo isto! Que busquemos uma vida de maior intimidade com o nosso Deus através da oração. Que perseveremos nela, com ação de graça (Cl 4:2). Que o falar com Deus seja intrínseco a nossa vida e o façamos em todo momento.




Que o Senhor nos abençoe!

***

Texto de Rhadamés Moura, membro da UMP - Guarabira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário