segunda-feira, 29 de julho de 2013

0

ANÁLISE BÍBLICA SOBRE O PAPADO

A semana da JMJ chega ao fim, e entre tantos holofotes voltados a Copacabana, o que muito ouvimos são elogios ao papa, vindo de diversas pessoas. Do pouco que assisti, pude conferir a simplicidade, simpatia e disposição do papa Francisco, características as quais deveriam ser intrínsecas ao modo de vida de todo cristão protestante.

Mas no momento, queria convidá-los a deixar um pouco a parte o lado pessoal do papa Francisco e que passássemos a investigar se existe embasamento nas Escrituras Sagradas para este cargo de bispo de Roma.

A igreja católica romana parte da interpretação de que Cristo delegou a Pedro este cargo, quando disse:

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt 16:16-18 (atribuí o itálico apenas para maior ênfase).

Observamos porém que, quando Cristo fala “sobre esta pedra” ele referi-se a si mesmo, visto atenciosamente que a palavra “pedra” está relacionada a resposta de Pedro quando diz: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” e que o próprio Pedro também afirma, duas vezes, que a pedra é Jesus Cristo:

Este Jesus é a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular”. Atos 4:11
“E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” 1 Pedro 2:4

Paulo também afirma que o fundamento da igreja é Cristo quando diz:

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. 1 Coríntios 3:11

Nenhum acontecimento na vida de Pedro o aponta como o primaz da igreja

Pedro era homem, assim como nós, sujeito a falhas (Gl 2:11-14). Ele jamais reivindicou para si título algum, pelo contrário ele se colocava em posto de igualdade com os demais (1 Pe 5:1) e quando discutiu sobre qual dentre os apóstolos era o maior recebeu uma severa exortação de Cristo.

“Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos”. Marcos 9:33-35

Pedro foi um grande homem de Deus, mas nunca reivindicou veneração, pelo contrário, quando Cornélio ajoelhou-se diante dele, prontamente pediu para que Cornélio levantasse, pois era homem assim como ele.

“Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o. Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: "Levante-se, eu sou homem como você".” Atos 10:25-26

Não existe qualquer registro de substituto para Pedro na palavra de Deus, o que também indica que o fundamento da igreja é unicamente em Jesus Cristo, e não em um homem aqui na terra. Não há sequer comprovação de que Pedro esteve em Roma. De acordo com o catolicismo ele foi papa de 42 a 67 d.C. mas não encontramos nenhuma base bíblica para que isto tenha ocorrido, pelo contrário, quando Paulo escreveu aos romanos no ano 58 d.C. ele não mencionou o apóstolo Pedro nenhuma vez, dentre as várias saudações que ele dirigiu aos irmãos em Roma e além do mais ele chegou a afirmar que esforçou-se para anunciar o evangelho onde ainda não tinha sido anunciado (Rm 15:20) o que seria uma desconsideração com a apóstolo Pedro caso ele estivesse lá. Podemos concluir seguramente que Pedro não esteve em Roma durante este período.

Fortes contradições

A posição papal usurpa o lugar do Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
  • De Deus Pai ao dizer que é infalível: título atribuído ao papa Pio IX em 1870 e que continua aos demais papas desde então. E ao se colocar como pai, no sentido de cabeça da igreja. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus”. Mt 23:9
  • De Deus Filho ao dizer que é o sumo pontífice (supremo construtor de pontes, mediador). Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” 1 Tm 2:5
  • De Deus Espírito Santo na expressão “vicarius filii dei” que significa “substituto do filho de Deus”.Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” Jo 16:7. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”. Jo 14:16


Concluímos assim, que a posição de Bispo da igreja de Roma jamais existiu na pessoa de Pedro e que as contradições com a verdade Bíblica são fortíssimas.

Que o Senhor nos abençoe e ilumine a cada dia nossos corações e mentes para compreender a verdade da Palavra de Deus.

Sola Scriptura

Acompanhe no link abaixo a excelente explanação sobre o papado a luz da Bíblia, feita pelo Reverendo Hernandes Dias Lopes, da qual foi base para grande parte deste escrito!
http://www.youtube.com/watch?v=aRjTpIXxxPs

***

O texto é de Rhadamés Moura, nosso "engenheiro com apologética" da UMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário