sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

0

Uma entrevista com o presidente da UMP da Quarta, Rodrigo Ribeiro

Rodrigo Ribeiro é membro da IV Igreja Presbiteriana em Campina Grande-PB, fundador do blog UMPdaQuarta e eleito presidente da UMP para o ano de 2012. É um dos nossos parceiros de blog e sempre tem contribuído para a difusão do conhecimento cristão na internet.
1) A.C.:  Sua trajetória de vida cristã e de identificação com a teologia reformada fizeram com que você hoje continuasse envolvido com as questões da Igreja. Com que perspectiva você olha para dentro de sua igreja local e ao mesmo tempo para as igrejas evangélicas em geral?
Rodrigo Ribeiro: A minha igreja local é o ambiente que Deus preparou para que eu fosse edificado e edificasse outros irmãos, em comunhão, crescendo na graça e no conhecimento, aprendendo a lidar com as dificuldades de cada um. É impossível exercer os nossos dons, que são para edificação do corpo, e demostrar o caráter de Deus em nós, como a misericórdia, o perdão e amor se estivermos sozinhos, isolados. Por isso, sou contrário ao movimento emergente que se opõe contra igreja institucionalizada, pois na minha comunidade vejo um reflexo da igreja invisível de Cristo. Se cada um de nós entender a importância de nossas igrejas locais, e trabalharmos com todo o amor, sempre buscando glorificar a Deus e proclamar ao mundo o evangelho da graça, teremos comunidades fortes e consequente uma igreja evangélica forte sob o ponto de vista universal. Não vejo como é possível, parafraseando João, amar a igreja invisível se você não ama os irmãos pecadores que Deus colocou perto da você para que vivam como uma comunidade dispenseira da graça Dele. Devemos Trabalhar pela igreja como um todo, através da internet, da propagação dos valores do reinos, mas jamais podemos abdicar ou desprezar nossa igreja local.
 2) A.C.: Além de ser um espaço de identidade e edificação para os jovens da mocidade de sua igreja, o UMP da Quarta (blog mantido por você e sua equipe) tem se mostrado bastante relevante para o público cristão em geral. Como você avalia esta interação tanto no ciberespaço quanto no dia-dia do real? Quais as implicações e dificuldades de se fazer uma mocidade eficaz em ambos os espaços?
Rodrigo Ribeiro: O trabalho na internet tem sido bastante edificante, não só para os que acompanham o blog, mas para nós mesmo que temos produzido, pois é um estímulo para sempre estar buscando aprender. É evidente que isso exige um comprometimento considerável, porque para que o trabalho tenha êxito é preciso existir com conteúdo e credibilidade, por isso é indispensável frequência e fidelidade nas publicações, no que diz respeito aos dias programados.  É um trabalho árduo, mas muito recompensador. Sempre que trabalhamos para a Glória de Deus, Ele nos satisfazer plenamente. O nosso grande desafio, como UMP hoje, é transpor para o trabalho físico, na igreja local, o mesmo conteúdo, com o mesmo envolvimento e adesão, o trabalho realizado no blog. Esta é uma tarefa ainda mais difícil, pois na internet há um número de pessoas ilimitadas, de todos os cantos do mundo que podem se identificar com as publicações, entretanto, no trabalho real, local, você tem um grupo de jovens, muitas vezes com características e interesses diferentes, e você precisa motivá-los, incentivá-los a se engajar nesse projeto, e trabalhar com afinco por uma UMP com consistência teológica, mas dinâmica, criativa e constante. Enfim, é um enorme desafio que temos pela frente, mas creio que Deus estará conosco e nos ajudará a realizar esse missão.
 3) A.C.: Queria que nos falasse sobre a UMP da Quarta como experiência interna na instituição a partir de sua concepção e liderança.
Rodrigo Ribeiro: A UMP da Quarta passa hoje por um momento único de afirmação, numa jornada que iniciou-se a três anos atrás. Houve uma época, que nos resolvemos desativar as sociedades internas e criar um ministério jovem unificado, o que parecia ser uma boa ideia inicialmente, mas acabou ocasionando o colapso dos trabalhos com a juventude em nossa igreja. A sociedade interna funciona com mais jovens, que formam as diretorias, são mais democráticas, posto que os líderes são eleitos pelos membros, além de proporcionar uma maior integração entre as igrejas, através das federações. Por isso, depois de alguns anos desativada, conseguimos reativar a UMP com a graça de Deus. Acontece que, nós temos uma juventude muita ativa e capacitada, envolvida em vários ministérios da igreja, mas que se envolvia muito pouco com trabalhos próprios da sociedade, levando em conta que eram poucos os que existiam também, como cultos esporádicos e plenárias. Acontece que a partir do meio do ano, com o surgimento do Blog, nós criamos uma identidade, o que é fundamental para o êxito do trabalho. Hoje os jovens se identificam com o nome e o significado da UMP da Quarta. Este processo acabou por desaguar na minha eleição como presidente desta sociedade pela primeira vez, apesar de já ter sido presidente da UPA e do próprio mistério jovem. Todos estes fatores nos colocam diante de uma oportunidade imensa de consolidar este trabalho, edificando nossos jovens, os preparando para serem a próxima geração de líderes e oficiais da igreja, e assim contribuindo para o crescimento de nossa comunidade local. Pretendemos ter uma UMP forte, com bases bíblicas sólidas, que se propõe ir além do simples entretenimento dos jovens para que não se sintam seduzidos pelo mundo "de fora". Desejamos ser uma sociedade que os capacita para enfrentar o mundo "lá fora", espalhando as boas novas de salvação e vivendo a supremacia de Cristo em todas as áreas de suas vidas.
 4) A.C.: Muitos cristãos costumam ser dicotômicos entre mundo cristão e secular. Entretanto, como um estudante próximo a se graduar em Direito, como você lida com os conhecimentos jurídicos específicos e projeção da possível carreira como profissional na área? Tem como separar o lado cristão do secular diante de tantas regras, leis, conceitos outorgados pelas ciências sociais?
Rodrigo Ribeiro: Está é uma questão especialmente delicada. Os estudantes de direito, geralmente se deslumbram no mundo jurídico, por que acreditam nos seus valores, em suas normas, que o direito é a verdade que irá transformar o mundo. O cristão não observa as coisas por esse primas, e isto pode acabar levando à um descrédito com o seu curso. Entretanto, esta não é postura correta e deve ser combatida. Ser jurista é uma vocação,e como todas as outras deve glorificar a Deus, através do seu trabalho bem executado, com esmero. Para isso, é indispensável ter em mente que a justiça concreta não é está na lei positivada nos códigos. Deus é o parâmetro final de justiça. Este ideal deve ser o combustível que inflama nossos corações na busca da equidade que ultrapassa uma justiça formal, lutando assim por julgamentos justos e pela aplicação de princípios jurídicos que se coadunem com os princípios bíblicos. Além disso, sinto uma lacuna no que diz respeito à conteúdo jurídico produzido por reformados sob uma cosmovisão calvinista, e isto faz falta a nós, jovens acadêmicos. Espero que Deus levante homens para produzir materiais nesse sentido, e até tenho um sonho de realizar isto um dia. Precisamos de referências teóricos acadêmicos no campo do Direito, que tenham bases bíblicas consistentes.
 5) A.C.: Não tenho dúvidas de que sua participação efetiva no ciberespaço tem edificado e corroborado para que as verdades bíblicas cheguem até muitos através do blog. Muito obrigado por ter nos atendido. Estaremos sempre à disposição.
Rodrigo Ribeiro: Eu que agradeço de coração a oportunidade de estar neste espaço virtual que tanto tem me edificado. É sempre um prazer contribuir, seja na internet ou no mundo "real" com a obra de Deus. Que o nosso Senhor nos conceda a graça de militar pelos valores do reino em nossos respectivos blog, e em nossas igrejas locais, sempre visando à glória Dele. Aproveito o ensejo para reafirmar o desejo que já manifestei no Blog UMPdaQuarta, que todos estejam motivados, sejam jovens, adultos, idosos, para juntos colocarmos em nosso coração o firme propósito de fazer de 2012 um ano completamente diferente em nossas vidas, marcado por nosso entusiasmo, dedicação e satisfação em glorificar o nome de Deus em todas as áreas de nossa vida. Que possamos nos afastar das coisas sem menor importância e focar nossos olhos naqueles que nos dá a verdadeira satisfação, que possamos falar como Agostinho: “Quão suave se tornou de repente para mim a privação dos prazeres infrutíferos, os quais eu tanto temia perder! Tu afastaste estes prazeres de mim, tu que és a verdadeira, a ALEGRIA SOBERANA”.
***
Entrevista concedida ao Blog Arte de Chocar.
***
Esperamos brevemente fazer um intercâmbio entre as UMP's. Vamos estar orando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário